quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estante: A Cidade do Sol

Hoje o post não é pra gongar celebs, nem sobre make, unha, ou coisa do tipo. Mas é sobre beleza. Beleza interior. Clichê, não?! Não, porque embelezar o espírito nunca é demais. A dica de hoje é sobre leitura. Confesso que depois de twitter (me segue lá gente!), facebook, blog e afins, minha leitura diminui consideravelmente, mas nessas ferias quero atualizar, porque eu sinto falta mesmo de deitar na cama e ficar o dia todo lendo. É uma delícia. Bom, mas hoje quero indicar pra vocês um livro que li (tem um tempinho já), e que vale a pena TODOS lerem, pois faz a gente dar mais valor ao que temos e rever alguns coneitos.

A cidade do sol conta a história de Mariam e Laila. Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, os mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha quinze anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Mariam cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.

Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção como os rapazes de suas preces. Laila vai à escola todos os dias, é inteligente, sonha com países distantes e com seu amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.

Confrontadas pela turbulência da história de um país, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram e estão absolutamente sós, com suas expectativas sobre a vida viradas de cabeça para baixo. A partir desse momento, embora o acaso — e também o ódio e a insensatez — continue a decidir seus passos, outra história começa a ser contada. Aquela que apaga as fronteiras entre países, entre idéias, entre Ocidente e Oriente, entre o justo e o injusto, amor e ódio, bem e mal, entre homens e mulheres.

(Fonte:
www.acidadedosol.com.br)

Eu chorei o livro todo gente. É uma historia triste, que te prende da primeira à ultima página (li em dois dias!). Tenho certeza que você vai se apaixonar pela coragem, determinação e esperança de Mariam e Laila.
E vocês, tem lido algum livro? Deixe sua opinião e dicas!

Uma cabeça vazia não sustenta um bom corte de cabelo.

Beijos, Liv.

Foto: Divulgação/Reprodução

3 comentários:

  1. Boa dica!!! Fiquei curiosa. Vou procurar!! Adorei a frase final destacada em vermelho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai gente, também adorei o comentário em destaque!!! rsrsrs...

    O último que li brincando aqui na biblioteca (trabalho em uma, rsrs)foi "O menino do pijama Listrado", todo mundo falando que era lindo, e daí fizeram prova dele na 7ªsérie aqui e os adolescentes gostaram, prá essa turminha gostar aí tem, rsrs!
    Li, e realmente é bom... A história fala de tempos de guerra e tal, mas fica uma mensagem boa no final...

    Leiam pessoas, nem que seja bula de remédio, o conhecimento é a única coisa que não roubam da gente, rsrsrsrs!!!

    Bjos amada...Liv!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas!

    O Menino do Pijama Listrado eu ainda não li, mas assisti o filme. E pelo filme ja deu pra ver que é mto bom. Uma historia que relata a caça aos judeus pelos nazistas de uma forma ao mesmo tempo "sutil" e realista. Com um final triste e "irônico", o autor conseguiu dar um bom desfecho a sua obra. Quero muito lê-lo.
    =)

    ResponderExcluir

Gostou do post? Dê seu pitaco!