sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE: ALIMENTAÇÃO !


Ficar sem comer emagrece.

Sorry, but is not true ! Ao ficar sem comer seu corpo diminui o metabolismo para armazenar os nutrientes (e isso inclui a GORDURA!). Seu corpo utiliza a massa magra (músculos) para fornecer a energia que ele precisa.. Ou seja, vc perde músculo mas os malditos pneuzinhos continuam lá.. Guardadinhos.


Fazer dieta é passar fome.

Um grande mito. Dietas em que vc só come folha, folha e folha não existe! Isso é mito e uma locura de quem inventou e mais ainda de quem as segue. Nosso corpo precisa de todos os nutrientes, e so conseguimos isso com uma alimentação variada. Cereais (arroz, pão, biscoitos), frutas, leguminosas (feijão, soja), vegetais, carnes e óleos. Sim! Óleos sim. Os lipídeos (gorduras) são essenciais para produção de hormônios e síntese de vitaminas lipossolúveis como vitamina A, E, D e K, e não devem ser retirados da alimentação. Arroz e pão são fontes de carboidratos, a principal forma de obtenção de energia do nosso corpo. Claro, que você não vai sair por ai se empanturrando de massas e frituras. Esses alimentos são importantes mas devem ser consumidos com moderação já que o excesso dele se acumula – principalmente em nós mulheres - nos nossos quadris! Snif.. Já os vegetai es frutas você deve consumir em maior quantidade pois são ricos em fibras que garantem um bom funcionamento intestinal, e  vitaminas principalmente as hidrossolúveis que participam de todas as reações químicas do nosso organismo. Por isso é importante consultar um nutricionista, pois ele (e SOMENTE ele) poderá te orientar e lhe dar uma dieta de acordo com as suas necessidades, pois dieta é INDIVIDUAL!


Exercício ajuda emagrecer

Fato! Vcs ainda tem duvida disso? O exercício acelera a queima de gordura, melhora a resistência física, auxilia na normalização da pressão, da insulina, além de liberar serotoninas que deixam a gente naquele estado de felicidade rindo atoa, como se tivéssemos acabado de descobrir que a Chanel está com 99% de desconto! Hahahahaa... Então gatas garotas bora pra pista ou pra academia. Vale caminhada, aeróbica, esportes...! Se joga no cotton !

Tomar líquidos durante a refeição engorda

Bem, esta é um tanto quanto questão polêmica. Pois quando você toma água durante as refeições ela limpa as suas papilas gustativas. E as papilas auxiliam no controle da saciedade então se você as ‘limpa’ demorará mais ate o seu cérebro perceber que você está satisfeito. E também líquidos durante a refeição atrapalham na digestão, tornando-a mas lenta! O recomendado é ingerir líquidos 40 minutos após a refeição. Mas se você é daquelas que não dispensa um suco, beba em menor quantidade! Porquê barriguinha de mandú é uó ne amiga !?



Anorexia é frescura

“Etimologicamente, o termo anorexia deriva do grego "an-", deficiência ou ausência de, e "orexis", apetite. Também significando aversão à comida.” (CORDAS, T.A., CLAUDINO, A. M.).  É uma DOENÇA em que a pessoa tem um medo mórbido de ganhar peso e/ou quer perder peso a todo e qualquer custo. O individuo deixa de se alimentar. Sente fome? Sim, sente fome, porém nega ao alimento como quem nega um copo de cianureto. A falta de comida agride o organismo de tal modo que chega a um ponto em que o próprio organismo não aceita mais qualquer tipo de alimento. Se não tratada a anorexia leva à morte por falência dos órgãos, uma vez que eles estão debilitados pela falta de nutrientes. A Anorexia atinge principalmente mulheres em fase púbere e pré-pubere. Deve ser tratada com seriedade, com uma equipe multidisciplinar que envolve - no mínimo - médico, nutricionista e psicólogo.


Fome x vontade de comer

São duas coisas que apesar de andarem juntas como beleza e Anjelina Jolie, são diferentes. Fome:  Sensação fisiológica de que o corpo necessita de alimento.
Vontade de comer já é uma questão psicológica e emocional. Você pode ter acabado de almoçar e ter aquela vontade de comer algo. Quem aí nunca descontou a tristeza e a dor de cotovelo num pote de sorvete ou numa caixa de bombons? É aí que mora o perigo. Algumas pessoas confundem os dois e comem ser realmente necessitar daquele alimento. E esses alimentos são, em sua maioria doces e massas. Ou seja: gordurinhas extras e ponteirinho na balança correndo mais que patricinha em liquidação na Harrods. Então é bom ficar alerta. Quando quiser comer algo pense se realmente é fome ou simplesmente “vontade de comer”.


Chas 50 mil ervas emagrece!

É pura enganação! Mais que duas ervas juntas no chá perdem os seus efeitos. Elas competem entre si e você acaba tomando agua quentinha! Não existe fórmula mágica !!!


Beterraba é bom pra anemia

Hahahahaha.. sua mãe vivia lhe dizendo isso quando pequena não é?! Isso é um grande mito difundido na nossa cultura. O que combate a anemia são alimentos ricos em ferro. (a beterraba é a mais rica em ferro entre os vegetais, porém sua quantidade do micronutriente não é considerável, e o ferro presente nela é o que chamamos de ferro não-heme, ou seja, um ferro que é menos absorvido que aqueles derivados de alimentos de origem animal) Alimentos ricos em ferro são, principalmente: fígado, feijão e carnes. Mas vale ressaltar que a anemia não é tratada somente com alimento. Os alimentos ajudam a prevenir e ajudam no tratamento. A pessoa anêmica deve ser suplementada com medicamento (sulfato ferroso, o mais utilizado). Ou seja: PROCURE UM MÉDICO! E UM NUTRICIONISTA, of course!



Cerveja engorda

È com o maior pesar, chorando diamantes que vos digo: SIM, É VERDADE! A cerveja feita a partir da fermentação de cereais (cereais? Oi? Fonte de carboidratos? Oi? Energia!) como a cevada. Em 100 ml de cerveja pilsen há safadinhas 43 kcal. Então fazendo as continhas.. Uma latinha tem em torno de 150 kcal. Tipo se você toma umas 5 latinhas na noite (e ainda joguei o numero bem pra baixo hahahaa) la se vão 750 kcal. E 750 kcal a mais em um dia (e durante vários fds) vai tudo pro seu abdômen e seus quadris! Lyndaa que vai !!!






Beijos, Liv.


Fotos: Divulgação

2 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiiiiii, eupreciso de garra prá me jogar no cotton!!!

    A consciência eu tenho, as dicas vc tá dando, agora só falta um empurrãozinho prá cair no cotton e subir na esteira, rsrsrsrs!!!

    Essa semana vai, olha o verão aí minha genteeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiiiiiiiiii, eupreciso de garra prá me jogar no cotton!!!

    A consciência eu tenho, as dicas vc tá dando, agora só falta um empurrãozinho prá cair no cotton e subir na esteira, rsrsrsrs!!!

    Essa semana vai, olha o verão aí minha genteeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Dê seu pitaco!